À medida que o desafio técnico de capturar e processar esse volume cada vez maior de dados vai sendo superado, a necessidade de analisar e combinar as diferentes fontes de dados de uma forma útil para a tomada de decisões se torna o grande diferencial competitivo das organizações modernas - e é este o ponto em que residem as maiores ameaças e oportunidades para todas elas.
Ameaças pois muitas organizações ainda não possuem áreas estruturadas de data science devidamente integradas para implantação dessas soluções em seus negócios, ou ainda não compreendem os conceitos, metodologias de trabalho e as próprias tecnologias de e para serem aplicadas internamente. Isto significa muitas vezes requalificar boa parte de seus executivos e novos executivos para esta revolução em curso, e assim se capacitarem para definir e implementar estratégias digitais.
Observa-se que boa parte dos investimentos em tecnologia da informação ainda são de caráter de infraestrutura, transacionais para automação de processos e informacionais, visando maior controle interno de informações, mas ainda pouco estratégicos - ou seja, orientados à obtenção de vantagem competitiva por meio do desenvolvimento de novos produtos informacionais, novos mercados e novos canais de venda ou comunicação.
Por outro lado, neste contexto abrem-se muitas oportunidades para as organizações que souberem explorar esses novos conceitos e souberem se movimentar por primeiro com maior maestria em seus setores econômicos. Cada vez mais o campo competitivo das organizações será das que pesquisam e desenvolvem novos produtos e mercados com plataformas tecnológicas e algoritmos que melhor combinam a destreza analítica humana dos dados com o poder computacional da tecnologia da informação.
Atento às novas demandas, o Senai tem se preparado nos últimos anos para dar e às mais diversas organizações por meio de três frentes de trabalho:
Kleber Canuto Doutor em Tecnologia e Inovação pela UFPR (2018). Pesquisador e Coordenador de Ciência de Dados e Desenvolvimento de Novos Negócios Digitais no Senai PR. Possui experiência com bancos de dados e técnicas estatísticas multivariadas para análise de grandes massas de dados aplicados a distintos projetos de pesquisa e empresariais.
VEJA TAMBÉM: